terça-feira

O QUE É O BARROCO?

O Barroco surgiu em Roma no início do século XVII e envolveu não só manifestações artísticas, como também uma nova mentalidade alimentada pelo fervor religioso da Contra-Reforma.

A arquitectura, a escultura, a pintura, enfim, todas as belas artes, serviram de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a França, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.

Na arquitectura, a mais grandiosa das artes, o Barroco caracterizou-se por uma decoração exuberante e complicada das fachadas das construções religiosas e civis. Em Portugal, a grande quantidade de ouro do Brasil permitiu a proliferação de construções no estilo Barroco.

Porque era uma arte espectacular, rica e faustosa, o Barroco serviu tanto à Igreja Católica para atrair um maior número de fiéis, como aos reis absolutistas, que assim impressionavam os seus súbditos.

Em Braga, tendo a Igreja como principal encomendante, mas também alguns nobres e ricos comerciantes, construiram-se muitos edifícios em estilo Barroco.

Por isso, a tua cidade é denominada CIDADE BARROCA.

Os dois principais arquitectos que, com o seu extraordinário trabalho, contribuiram para esta fama, foram André Soares e Carlos Amarante.

Este BLOGUE centra-se, sobretudo, na obra deles.

Sem comentários: